quinta-feira, 29 de abril de 2010

Assembléia na escola Willy Roos nesta sexta-feira


A escola Willy Roos realizará assembléia geral para pais e responsáveis por alunos nesta sexta-feira, dia 30 de abril. O encontro ocorrerá às 19h15min no educandário.


Em pauta estarão os seguintes assuntos: prestação de contas, divulgação da eleição das rainhas da escola, eleição da nova equipe do CPM, inauguração do refeitório e assuntos gerais. Também haverá venda de cachorro-quente e refrigerante.


A direção da escola espera a participação maciça dos pais.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Escola Dom Pedro II terá atividades no começo de maio



A escola Dom Pedro II está organizando duas atividades para os primeiros dias de maio.


Neste domingo, dia 2 de maio, o educandário realizará um chá em homenagem às mães. O evento ocorrerá no Ginásio da Escola, com sorteio de brindes e sorteio da promoção “um dia de princesa”.


De acordo com a diretora Dalva Roos, toda a população está convidada para participar. Quem for ao chá, deve levar um prato de doce ou salgado.


No dia 5, a escola realizará uma “galinhada” em homenagem aos 81 anos do educandário. O evento acontecerá a partir das 20 horas, no Ginásio da escola.


O valor do jantar é de R$ 5, e também é aberto para a população.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mais de 4 mil veículos já fizeram a travessia pela Balsa

Foto: Erni Produções/Especial Rádio Agudo

A balsa que substitui a ponte que ruiu em janeiro na RSC-287, sobre o Rio Jacuí, praticamente não parou desde que começou a operar, pouco depois das 18 horas de sábado.


Segundo o dono da Deusa do Jacuí, Adroaldo Couto, cerca de 4 mil veículos já haviam feito a travessia entre Agudo e Restinga Seca até o fim da tarde deste domingo. Couto relata que o movimento foi intenso também na madrugada deste domingo, principalmente de carros de passeio.


O tempo para a travessia de uma margem à outra do Jacuí varia de cinco a 10 minutos. A chuva não chegou a prejudicar os acessos até a travessia. O único incidente registrado ocorreu na tarde de domingo, quando um caminhão bitrem carregado não conseguiu vencer a subida até o embarque e precisou da ajuda de um trator para chegar à balsa, na margem de Restinga Seca.


A Deusa do Jacuí vai estar à disposição 24 horas por dia, durante cinco meses. Além de transportar veículos, ela pode fazer a travessia de pessoas a pé. São 56 assentos à disposição. A balsa tem 56 coletes salva-vidas adultos e seis infantis.



*** Com informações do Diário de Santa Maria

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Parte da cabeceira da ponte da RS-149 é reconstruída


Nesta sexta-feira, dia 23, o DAER realizou a reconstrução de parte da cabeceira da ponte da RS-149, na entrada do município de Faxinal do Soturno.

A estrutura da cabeceira havia cedido há cerca de dez dias e com as fortes chuvas desta semana, parte da rodovia ficou comprometida.


A Secretaria de Obras Públicas e Trânsito de Faxinal do Soturno tão logo detectou o risco de acidentes, providenciou uma sinalização para o local e bloqueou o trecho danificado, deixando o trânsito na área em meia pista.


Durante esta tarde, a empresa contratada pelo DAER para realizar a obra, a Cotrel de Santa Maria, aterrou com pedras, cascalho e britas a parte danificada, liberando o tráfego de veículos nos dois sentidos.



*** Com informações da Assessoria de Imprensa de Faxinal do Soturno

quinta-feira, 22 de abril de 2010

STR de Agudo realiza Assembléia nesta sexta-feira

Na foto, de camisa azul, presidente do Sindicato de Agudo, Helio Hoffmann


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agudo realizará assembléia geral ordinária e extraordinária, nesta sexta-feira, dia 23 de abril.



A Assembléia Geral Ordinária terá inicio às 13h30min em primeira convocação com a maioria legal, ou às 14 horas em segunda convocação com qualquer número de sócios presentes.




A Assembléia Extraordinária terá inicio às 14h30min em primeira convocação, com a maioria legal, ou às 15 horas em segunda convocação com qualquer número de sócios presentes.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ficou pela metade a vistoria da Deusa do Jacuí

Foto: Erni Produções/ Especial Rádio Agudo

Prefeito Ari Alves da Anunciação (centro) acompanha a vistoria da Balsa. À direita, presidente da Naval Couto, Adroaldo Couto
A última etapa antes que a balsa Deusa do Jacuí opere entre Agudo e Restinga Seca, pelo Rio Jacuí, está quase concluída.

A vistoria da Marinha, que começou ontem à tarde e vai dar a autorização para o começo do serviço, só pode ser feita no terreno onde a embarcação foi montada, na localidade de Cerro Chato. Nessa etapa, foi dado o aval, mas falta avaliar a estrutura na água.

Como o nível do Jacuí baixou nos últimos dias, a embarcação ficou a cerca de 10 metros de distância da margem.


A solução encontrada pela empresa Naval Couto, responsável pela travessia, é a construção de uma base feita de toras de eucalipto para deslizar a embarcação de 42 metros de comprimento por 13 metros de largura até a água.


A estrutura já está inclinada sobre uma plataforma metálica montada no solo. Como a segunda parte da vistoria só deve ser agendada quando a embarcação for colocada no Rio Jacuí, é possível que a liberação fique para quinta-feira.



*** Com informações do Diário de Santa Maria

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eleita a rainha e princesas da Associação das Trabalhadoras Rurais de Paraiso do Sul


Foi realizado neste domingo, dia 18, o tradicional baile de escolha da rainha e princesas da Associação das Trabalhadoras Rurais de Paraíso do Sul.


O evento ocorreu no pavilhão da comunidade evangélica da sede e contou com um bom número de participantes. Ao todo, foram 11 candidatas.


Foi eleita rainha da Associação, Márcia Denise Menezes Elesbão, do grupo Sempre Unidas, de Linha Patrimônio. A primeira princesa foi Camila Diana da Silva, do grupo Unidas Venceremos, de Rincão da Boa Vista. A segunda princesa eleita foi Vilma Lüdtke, do grupo Em Busca de um Novo Ideal, de Linha Brasileira. A Simpatia da Associação foi Ludia Block, do grupo Freundschaft, de Contenda.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Repórter da Rádio Agudo e Erni Bock recebem prêmio de nível estadual

Na foto, Márcio J. Nunes entrevista integrante do Grupo de Buscas e Salvamento, de Porto Alegre, na RSC 287, perto da ponte que ruiu em 5 de janeiro. Cobertura da emissora repercutiu em nível estadual, nacional e mundial

Na tarde desta quinta-feira, dia 15 de abril, em Porto Alegre, a Brigada Militar realizou a solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho 2010/2011, da premiação dos Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho e de Homenagem especial à imprensa pela cobertura do trágico episódio ocorrido em Agudo, da queda da ponte sobre o rio Jacuí, em 5 de janeiro.


Houveram destaques de imprensa em nível estadual, e entre eles, foram agraciados com troféu e certificado, o repórter da Rádio Agudo, Márcio J. Nunes e Erni Bock, de Erni Produções.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Acidente entre caminhões deixa um morto na ERS-348


Um acidente entre dois caminhões na ERS-348, na localidade de Várzea do Agudo, por volta das 16 horas desta quarta-feira, causou a morte do caminhoneiro Ronaldo Sathres de Oliveira, de 22 anos.


Os dois veículos bateram de frente. Oliveira estava conduzindo um dos caminhões, carregado com toras de madeira, no sentido Dona Francisca-Agudo. O outro caminhão vinha no sentido contrário.


Oliveira e o primo, Gilvan Sathres de Albuquerque, 22, que estava na carona, foram conduzidos ao Hospital Universitário de Santa Maria.


O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Até ontem, Albuquerque seguia sendo atendido no pronto-socorro. O motorista do outro veículo não sofreu ferimentos.

*** Com informações do Diário de Santa Maria

Brigada Militar de Agudo dá continuidade ao projeto Polícia Cidadã


A Brigada Militar de Agudo, dando continuidade ao Projeto Polícia Cidadã, retornou ao interior do município no dia 30 de março, com a Patrulha Rural.


Foram feitas abordagens e dadas orientações para a comunidade do interior em relação à segurança pública.


Além disso, foram realizadas visitas às escolas, mantendo contato com direção, professores, funcionários e alunos, levando até eles orientações acerca das regras de segurança pública para minimizar os problemas que ocorrem no interior, e os propósitos da Brigada Militar de estabelecer uma maior aproximação com a população atendida.


A patrulha continua atuando na zona rural alternando dias, horários e locais.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Rebocadores chegam para conduzir a Balsa Deusa

Foto: Erni Produções/Especial Rádio Agudo

A balsa Deusa do Jacuí, que vai fazer a travessia de veículos e pessoas no Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Seca, está em montagem desde a semana passada.


A novidade desta segunda-feira foi a chegada de dois rebocadores que vão conduzir a estrutura, que a balsa não tem motor.


Os barcos principal e reserva foram trazidos de Taquari, pela RSC-287, e passaram o fim de semana em um posto de combustíveis às margens da rodovia. Na manhã desta segunda-feira, a carga chegou até a localidade de Cerro Chato.


A expectativa é que nesta terça-feira comece a soldagem da parte interna da balsa, que já teve as quatro partes encaixadas.


*** Com informações do Diário de Santa Maria

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A cada dia que passa, muda o cenário na RSC-287

Foto: Erni Produções/Especial Rádio Agudo

A queda de parte da ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, entre Agudo e Restinga Seca, ficou marcada por uma imagem de destruição e tristeza que ficará para sempre na memória de muita gente. Mas o cenário fica diferente a cada dia. As equipes encarregadas da obra da nova travessia já removeram boa parte do que restou da estrutura antiga e começaram a fazer a colocação dos pilares. Há uma semana, a movimentação de operários e de máquinas se concentra do lado de Restinga.


O primeiro passo foi a remoção de parte da ponte que havia permanecido em pé. Há frentes de trabalho na estrada e ao nível do rio. Com a maioria dos escombros compactados, retroescavadeiras fazem a retirada de parte dos pilares antigos que ainda estão debaixo das águas do Jacuí. Enquanto o terreno não fica completamente desobstruído, outra equipe começou a cravar tubos de metal no asfalto.


Buracos foram feitos na estrada para que as tubulações chegassem até as rochas. Os tubos vão sustentar as cabeceiras da nova ponte. Nas extremidades internas dos tubos, vai ser colocada uma armação de ferro. O último passo é o preenchimento com concreto. Até agora, esse processo é feito simultaneamente em três pilares paralelos posicionados na cabeceira da pista. Ainda estão previstas as construções de mais dois pares de pilares, cravados no solo, em Restinga.


Depois que essas primeiras estruturas verticais estiverem prontas, a equipe atravessa o rio para começar a colocação dos pilares a partir da cabeceira em Agudo. As fundações centrais devem ser feitas por último. Uma balsa que vai sustentar o maquinário está em fase de montagem.



*** Com informações do Diário de Santa Maria

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Foto: Erni Produções/Especial Rádio Agudo


Depois de uma série de contratempos, o transporte da balsa Deusa do Jacuí, de Taquari até Agudo, chegou ao fim.

A previsão era de que as duas carretas que traziam a estrutura chegassem juntas, nessa quarta-feira. Mas, devido a problemas no motor, um dos veículos ficou pelo caminho. Duas partes da balsa chegaram primeiro ao município. Outras duas partes vieram mais tarde.

A partir de agora, a expectativa é de que em 10 dias a balsa seja montada, mas ainda não há data definida para o começo da travessia.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Atividades na Praça no Dia Mundial da Saúde

Foto: Erni Produções/ Especial Rádio Agudo

Para comemorar a passagem do Dia Mundial da Saúde nesta quarta-feira, dia 7 de abril, o Hospital Agudo e o grupo de voluntários Amigos do Hospital realizam atividades na Praça Emancipação.


Estão sendo oferecidos exames de glicose, verificação de pressão arterial, orientações de saúde e cuidados nutricionais.


As atividades aconteceram hoje pela manhã e se estendem até à tarde.

sábado, 3 de abril de 2010

Balsa Deusa do Jacuí sairá hoje à tarde de Taquari

Foto: Erni Produções/Especial Rádio Agudo

Equipes estão retirando a estrutura da antiga ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287. O trabalho está acelerado. Ainda resta demolir a parte central


A balsa que vai fazer a travessia do Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Seca, sairá do município de Taquari, no começo da tarde deste sábado.


A empresa Naval Couto, responsável pelo serviço, separou a estrutura em quatro partes e será transportada em duas carretas. As carretas vão se deslocar ao mesmo tempo pela RSC-287. Como cada peça da balsa tem cerca de 6,5 metros, o trânsito vai ser interrompido a cada trecho em que o transporte for feito.


A previsão é de dois a três dias de viagem. A travessia do Jacuí só deve começar em 15 de abril. O serviço vai ser de graça, por seis meses. É uma medida emergencial para refazer o tráfego de veículos interrompido desde janeiro, devido à queda da ponte sobre o Jacuí, na RSC-287.


A nova ponte só deve ficar pronta em seis meses.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Enfim, liberado tráfego na ERS-348 entre Agudo e Dona Francisca

Foto: Erni Produções/Especial Rádio Agudo Ltda

Por meio de aval do Daer, a governadora Yeda Crusius anunciou, na noite desta quarta-feira, a liberação do trânsito na ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca.


Há quase três meses, as cabeceiras de duas pontes secas na rodovia foram danificadas pelas chuvas, impedindo o tráfego. Desde a queda da ponte sobre o Rio Jacuí, em 5 de janeiro, os motoristas são obrigados a usar deslocamentos que aumentam a distância e o tempo de viagem.


Com a liberação da ERS-348, os veículos poderão ir de Santa Maria a Porto Alegre por asfalto, aumentando o trajeto em 15 quilômetros. O Daer garante que, com o reforço da estrutura, caminhões também poderão transitar no local.


A melhor alternativa para caminhões de carga e carretas bitrens, no entanto, vai ser a travessia do Rio Jacuí por uma balsa, que deve começar em duas semanas.


O desvio pela Várzea do Agudo era uma alternativa que os motoristas tinham para contornar o trecho interrompido devido às pontes danificadas.